Notes

O que é ler um livro de não-ficção

Para mim, ler um livro de não-ficção é completamente diferente de ler um livro de ficção. Considero como princípio que um livro de não-ficção foi lido quando eu obtive dele o máximo de valor possível, o máximo de entendimento possível.

Enquanto isso pode equivaler a fazer uma leitura completa da obra, do início ao fim, fazer isso normalmente consome um tempo precioso que nem sempre está disponível, mesmo que muitos livros valham o esforço. Assim, em termos de não-ficção, escolho a dedo os livros aos quais vou dedicar uma leitura completa.

Na maior parte dos casos, considero que li um livro de não-ficção quando, em meio à leitura, percebo que já aprendi ou entendi o que desejava, mesmo que eu tenha lido apenas um ou dois capítulos; ou que já obtive algum tipo de crescimento pessoal. Quando este é o caso, eu pulo do trem da leitura, evitando assim me forçar a ler o livro até o final, o que me faria ler por alto, ler com desinteresse e me enganaria com relação a me fazer acreditar que eu de fato absorvi o restante do conteúdo.

Há ainda os livros que são para ser lidos várias vezes. As obras de referência, as obras de consulta. Para esses me dirijo sempre que necessário, sempre que uma dúvida aparece e requer confirmação. Então releio desde um conceito até um ou vários capítulos completos, saciando a questão.

#leitura