Notes

A regra dos três

Nota: Esta é uma tradução da nota The rule of the three, que eu escrevi, originalmente em inglês, em 03/11/2023.

Vivemos em um mundo atualmente dominado por novos lançamentos, todos os dias, o tempo todo. Pra todo lugar que eu olhe há sempre um novo seriado, um novo filme, um novo livro — e, para mim, mais recentemente —, um novo anime ou um novo mangá. Todos eles são fantásticos, todos do tipo que você não gostaria de perder, porque... bom, apenas porque sim.

É humanamente impossível conseguir acompanhar todo novo lançamento o tempo todo, então eu nem mesmo tento. Mas, para aquela mídia lançada que de fato chama minha atenção, eu tento ser bastante seletivo. É por isso que eu criei um princípio pessoal, uma regra: eu a chamo de a regra dos três. E, para ser claro, é uma prática que eu desenvolvi depois de tê-la visto (ou lido a respeito, ou ouvido a respeito, eu simplesmente não consigo me lembrar), ou uma versão muito próxima dela, então não estou solicitando reconhecimento pela originalidade, muito longe disso.

A regra é muito simples: eu pego um livro e leio os três primeiros capítulos dele. Eu pego uma nova série e **assisto a três episódios dela **. Depois disso, decido se aquilo me fisgou, ou não. Foi interessante, ou convincente, até o momento? Se eu respondo que sim, então faço um acordo comigo mesmo e continuo a ler a história toda, ou assistindo à toda a temporada do seriado.

Com os filmes, é mais difícil aplicar a regra dos três, principalmente porque, com três minutos assistidos do enredo de um filme , normalmente não há garantia de se perceber muito, ou exatamente, sobre o que o enredo trata. Então eu posso duplicar, ou triplicar o tempo — até mesmo arredondar para 10 minutos completos dependendo das circunstâncias. Mas a ideia permanece: ter uma noção da ideia geral, o enredo como um todo e pesar isso versus o valor do meu tempo. Fácil.

Para ser honesto, eu posso também, ocasionalmente, ler um ou dois capítulos a mais de um livro, ou assistir alguns episódios a mais — também pra ser capaz de pegar o fio da meada da história e seu valor potencial.

Acredite em mim quando eu te digo: minha regra dos três já está comigo há muitos anos agora, e ela me evitou ter que gastar — desperdiçar — tempo precioso e limitado. Desta maneira eu pude gerenciar meu tempo e aproveitar o melhor conteúdo possível entre as infinitas possibilidades.

#assistindo #leitura